Presidente da Comissão de Saúde constata déficit de profissionais na enfermagem do Hospital Municipal de Santarém

Na manhã desta quinta-feira (10), a vereadora Alba Leal (MDB), que é presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara de Santarém, realizou uma inspeção no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. A parlamentar visitou as dependências do Pronto Socorro Municipal e algumas alas clínicas do complexo. Na ocasião, conversou com profissionais, onde explicaram sobre outras necessidades do hospital.
“Durante a visita foi possível constatar algumas inconformidades que considero gravíssimas, tais como falta de medicamentos de rotina, ambientes abafados e sem ventilação, estrutura com infiltrações, demora no atendimento das demandas dos pacientes, a exemplo de exames, mas a que predomina é o dimensionamento de profissionais da Enfermagem que está muito insatisfatório. A classificação de risco estava sem enfermeiro, somente um técnico de enfermagem atendendo aos pacientes e sem acesso ao sistema de classificação. Sabemos que a sobrecarga de trabalho provoca acúmulo de atividades, que colocam em risco o exercício dos profissionais e a saúde dos pacientes”, destacou Alba.
A parlamentar vai encaminhar um relatório da visita ao Instituto Mais Saúde, que é responsável pela gerência do hospital, a fim de cobrar resolução dos problemas. O documento também será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

Acompanharam a visita a coordenadora do PSM, enfermeira Elcicleia Alvarenga; o coordenador de enfermagem do HMS (interino), enfermeiro Rodolfo Sousa; a coordenadora de Imagem do HMS  Regiana Lopes; o gerente Administrativo do HMS Rodrigo Lima e os assessores parlamentares Gabriela Regio e Venicio Pereira.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público