sexta-feira, 26 de junho de 2026

SE JK DIZ SER CONTRA O EMPRÉSTIMO DE R$ 400 MILHÕES, QUAL É A ALTERNATIVA PARA SANTARÉM INVESTIR?

A declaração do ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual Juscelino Kubitschek Campos de Sousa, conhecido como JK do Povão, contrário à contratação de um empréstimo de aproximadamente R$ 400 milhões pelo município de Santarém, reacendeu o debate político sobre financiamento público e investimentos estruturantes na cidade.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, JK questiona quem “vai pagar a conta” da operação de crédito, levantando críticas sobre o impacto financeiro da proposta.

A fala gerou repercussão e abriu espaço para uma discussão mais ampla: afinal, quem tem pago a conta da falta de investimentos ao longo dos anos?

Na prática, essa conta já é sentida diariamente pela população.

É o paciente que enfrenta demora por atendimento e espera por leitos.

É a mãe que encontra unidades de saúde com estrutura limitada.

É o trabalhador que convive com ruas esburacadas e falta de pavimentação.

É o morador de bairros afastados que há anos aguarda obras básicas de infraestrutura.

Mesmo com a existência de parcerias com o governo do Estado e do Governo Federal, o município ainda precisa garantir contrapartidas para viabilizar obras e investimentos estruturantes. Ou seja, não basta apenas anunciar apoio externo: é necessário ter capacidade financeira e planejamento para executar os projetos dentro da cidade.

O centro do debate, no entanto, não se limita à aprovação ou rejeição de um empréstimo, mas à capacidade de apresentar alternativas reais para viabilizar investimentos estruturantes no município.

Especialistas em gestão pública destacam que operações de crédito podem ser instrumentos importantes para acelerar obras e melhorar serviços, desde que acompanhadas de planejamento, transparência e fiscalização rigorosa.

Nesse cenário, cresce a discussão sobre a coerência do discurso político: ser contrário ao financiamento, sem apresentar caminhos viáveis de substituição, pode não responder às necessidades urgentes da população.

Mais do que um embate político, o tema evidencia um desafio histórico de Santarém: como garantir desenvolvimento e investimentos sem comprometer o futuro financeiro do município, mas também sem manter a população convivendo com a falta de infraestrutura básica.

No fim, a discussão que fica é clara: não se trata apenas de quem “vai pagar a conta” no futuro, mas de quem já está pagando essa conta no presente.

quinta-feira, 4 de junho de 2026

PREFEITURA DE SANTARÉM INFORMA CANCELAMENTO DE NOTIFICAÇÕES DA ZONA AZUL NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

NOTA À POPULAÇÃO


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), informa à população que, nesta quinta-feira, 04 de junho, em razão da celebração de Corpus Christi, todas as eventuais notificações emitidas pelo sistema de estacionamento rotativo Zona Azul na área comercial do município serão canceladas.


A medida foi comunicada à SMT pela empresa responsável pela operação do serviço em Santarém, garantindo que nenhum usuário seja penalizado durante o período.


A Secretaria orienta os condutores a continuarem respeitando as normas de circulação e estacionamento, contribuindo para a organização, fluidez e segurança do trânsito na região central da cidade.


Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT
Prefeitura de Santarém


terça-feira, 19 de maio de 2026

PREFEITURA DE SANTARÉM INICIA CADASTRO HABITACIONAL ONLINE “MORAR MELHOR

A Prefeitura de Santarém anunciou o início do Cadastro Municipal de Habitação “Morar Melhor”, plataforma digital que permitirá aos moradores realizarem inscrição online para programas habitacionais de interesse social vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida. 
O anúncio foi feito pelo prefeito José Maria Tapajós durante coletiva realizada nesta segunda-feira (18). Segundo a gestão municipal, a iniciativa busca ampliar o acesso da população aos programas de moradia, garantindo mais transparência, acessibilidade e eficiência no processo de seleção dos beneficiários. 
Com o novo sistema digital, os cidadãos poderão realizar o cadastro sem precisar se deslocar até órgãos públicos, reduzindo filas e dificuldades, especialmente para moradores de regiões mais distantes do município. O sistema funciona por etapas, começando pela validação do CPF, seguido pelo preenchimento de informações pessoais, composição familiar, renda e situação habitacional. Ao final, o usuário poderá salvar o comprovante da inscrição. �
Prefeitura de Santarém

De acordo com o coordenador do Núcleo Técnico do Trabalho Social, José Lira, o sistema também permitirá atualização constante dos dados cadastrais e reduzirá problemas como duplicidade de informações. O programa passou ainda por adequações sociais, incluindo prioridades para mulheres chefes de família, pessoas com deficiência, pacientes com câncer, população negra, famílias com crianças e adolescentes, além da ampliação do teto de renda familiar para R$ 3.200. 

Atualmente, o município possui dois empreendimentos habitacionais em andamento: os residenciais Marajoara e São José Operário. 

A criação do Cadastro Habitacional “Morar Melhor” também foi oficializada por meio do Decreto nº 470/2026 – GAP/PMS, publicado no Portal da Transparência do município. O documento estabelece os procedimentos de seleção de beneficiários do programa habitacional em Santarém e delega competências à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). 

O cadastro já está disponível de forma online no portal oficial da Prefeitura.

🔗 morarmelhor.santarem.pa.gov.br⁠�

segunda-feira, 11 de maio de 2026

PREFEITURA DE SANTARÉM REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO COM AÇÃO VOLTADA À PROTEÇÃO ANIMAL

A secretária Vania Portela esteve presente na ação “Pit Stop Animal no Trânsito”, realizada durante a programação do Maio Amarelo em Santarém, reforçando a importância da conscientização no trânsito aliada ao respeito e cuidado com os animais
.
A mobilização reuniu equipes da Prefeitura, SMT, SEMMA, CIAM, SEMSA, SEMTUR e parceiros da iniciativa privada em uma iniciativa que uniu educação no trânsito, responsabilidade e proteção animal.
Durante a ação, motoristas receberam orientações sobre segurança viária, conscientização e respeito à vida, reforçando a importância de um trânsito mais humano e seguro para todos.
A iniciativa repercutiu positivamente nas redes sociais e destacou o compromisso da Prefeitura de Santarém com campanhas educativas e ações de impacto social.
#Santarém #MaioAmarelo #ProteçãoAnimal #TrânsitoSeguro #VaniaPortela

quarta-feira, 6 de maio de 2026

PROJETO RELATADO POR DELEGADO CAVEIRA IMPÕE ALTURA MÍNIMA E LEVANTA CRÍTICAS POR POSSÍVEL EXCLUSÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA


A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI 5645/25 NA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA ACENDEU UM ALERTA: O CONGRESSO PODE ESTAR CRIANDO UMA BARREIRA QUE EXCLUI MAIS DO QUE QUALIFICA.

RELATADA PELO DEPUTADO DELEGADO CAVEIRA, A PROPOSTA ESTABELECE ALTURA MÍNIMA PARA CARGOS OPERACIONAIS, SOB O ARGUMENTO DE MELHORAR O DESEMPENHO NO USO DE EQUIPAMENTOS. MAS A JUSTIFICATIVA É VISTA POR CRÍTICOS COMO SIMPLISTA E POUCO CONVINCENTE DIANTE DA REALIDADE DAS FORÇAS DE SEGURANÇA.

NA PRÁTICA, O PROJETO IGNORA QUE PREPARO FÍSICO, TREINAMENTO E CAPACIDADE TÉCNICA PESAM MUITO MAIS DO QUE CENTÍMETROS DE ALTURA. O RISCO É TRANSFORMAR UM CRITÉRIO QUESTIONÁVEL EM REGRA NACIONAL, BARRANDO CANDIDATOS APTOS ANTES MESMO DE DEMONSTRAREM COMPETÊNCIA.

A MEDIDA TAMBÉM LEVANTA PREOCUPAÇÃO SOBRE ACESSO. EM UM PAÍS MARCADO POR DESIGUALDADES, A EXIGÊNCIA PODE FUNCIONAR COMO FILTRO SOCIAL DISFARÇADO DE CRITÉRIO TÉCNICO.

EMBORA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JÁ TENHA ADMITIDO EXIGÊNCIAS FÍSICAS EM CONCURSOS, A PRÓPRIA CORTE CONDICIONA ISSO À NECESSIDADE REAL E COMPROVADA — ALGO QUE, ATÉ AQUI, NÃO ESTÁ CLARAMENTE DEMONSTRADO NO PROJETO.

AGORA, A PROPOSTA SEGUE PARA A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, ONDE DEVE ENFRENTAR UM DEBATE MAIS RIGOROSO.

quarta-feira, 29 de abril de 2026

FILHO CONFESSA TER MATADO PROFESSORA EM JURUTI E DEVE SER TRANSFERIDO PARA SANTARÉM


Um crime brutal chocou o município de Juruti, no oeste do Pará. O principal suspeito de assassinar a professora Lana Angélica Sousa Guimarães, de 60 anos, é o próprio filho, que confessou o crime à Polícia Civil.
De acordo com as investigações, a vítima foi encontrada morta dentro da própria residência, com sinais de violência e golpes de faca. O caso rapidamente ganhou repercussão pela forma cruel e, principalmente, pelo envolvimento familiar.

O filho da professora foi detido e, durante depoimento, acabou confessando a autoria do homicídio. A motivação do crime ainda está sendo apurada pelas autoridades, que seguem investigando as circunstâncias do assassinato. 

Após a prisão, o suspeito passou pelos procedimentos legais e deve ser submetido à audiência de custódia. A expectativa é que, após essa etapa, ele seja transferido para o município de Santarém, onde ficará à disposição da Justiça.

O caso causou grande comoção em Juruti, onde a professora era conhecida e respeitada pela atuação na educação.

 Familiares, amigos e a comunidade escolar lamentam profundamente a tragédia.
A Polícia Civil continua trabalhando para esclarecer todos os detalhes do crime.

terça-feira, 28 de abril de 2026

Usinas da Paz reduzem em até 95% índices de crimes violentos letais intencionais de regiões atendidas


Dados da Segup apontam recuo dos registros dos CVLI nas regiões onde as unidades estão inseridas, no último ano. Referência nacional em atendimentos de inclusão social e cidadania, complexos instalados desde 2021 chegam a 28 unidades, com mais de 12 milhões de atendimentos já feitos

As áreas atendidas pelas instalações das Usinas da Paz, os 28 complexos criados pelo programa de inclusão social e cidadania do governo do Pará desde 2021 - hoje considerado referência nacional de atenção a populações mais vulneráveis -, vêm registrando números que apontam um impacto decisivo dessas instalações e serviços na segurança pública das comunidades que as recebem. Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, durante o ano de 2025, o recuo dos registros dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) foi de até 95% nas regiões atendidas pelas UsiPaz.

“Esse é o maior projeto de inclusão social do Brasil. Mais que um prédio bonito, a Usina representa oportunidade e futuro. Um espaço que está aberto, com serviços totalmente gratuitos, para todas as famílias da comunidade”, ressaltou a governadora do Pará, Hana Ghassan, na última sexta-feira (24), durante a cerimônia de entrega da 28ª unidade da Usina da Paz no Pará, instalada no município de Santa Izabel do Pará. Em todo o Pará, mais dez unidades estão previstas para serem entregues pelo programa do governo do Estado. 

Janelas para a segurança cidadã


Construída na rua 06, no bairro Vale do Porangaba, a mais nova UsiPaz, instalada em Santa Izabel do Pará, passa a atender mais de 73 mil moradores do município. Como todas as demais usinas criadas pelo programa, o complexo abre oportunidades de acesso a serviços essenciais, gratuitamente, voltados a áreas que impactam decisivamente oportunidades de transformação social e atendimento voltado à saúde, cidadania, esporte, cultura, lazer, educação e qualificação profissional. 


O novo município da Grande Belém a receber a nova UsiPaz prepara terreno para novos dias, a partir de expectativas mostradas pelos exemplos de oportunidades abertas apontadas pelas experiências do programa em todo o Estado do Pará. Uma mostra do que pode vir tem endereços e bons exemplos: instalada em janeiro de 2022, na avenida Damasco, a Usina da Paz Cabanagem mudou a rotina da agente comunitária de saúde Isabelle Monteiro. “Quando a Usina veio para cá, houve respeito e empoderamento. As pessoas passaram a ter a oportunidade de viver com mais segurança”, conta a moradora, que vive na comunidade há 34 anos. 



“Havia muitos assaltos aqui, porque não existia um ponto estratégico, um espaço como esse. Era um dia a dia de violência. De duas em duas semanas, ou até mais vezes no mês, a gente encontrava corpos estendidos pelas ruas. Eram assassinatos, eram brigas. Muitas vezes, pessoas que começavam essa violência em outros bairros e passavam em fuga por aqui, porque essa região também dá acesso a Ananindeua”, detalha Isabelle Monteiro. “No meio dessa rotina, às vezes você saía de casa para ir à escola ou chegar à parada de ônibus e acontecia arrastão. Então, a violência impactava muito a rotina das pessoas, antes da chegada da Usina”.


Em quatro anos de funcionamento, a UsiPaz da Cabanagem já contabiliza 1,7 milhão de atendimentos. “Depois da Usina, a realidade mudou. Antes, nem na frente das casas as pessoas podiam ficar. Vivíamos trancados dentro de casa. Nós éramos os prisioneiros, enquanto os bandidos estavam soltos, fazendo o que bem entendiam. Havia muito medo de sair para a rua e realizar atividades simples do cotidiano”, comemora a agente comunitária de saúde.

“E como essa mudança foi percebida? A pessoa começou a desenvolver o seu empreendedorismo. Hoje, já ficam abertos até onze horas, meia-noite, pequenos comércios, tabernas e lojas. As pessoas conseguem andar livremente com seus telefones, algo muito simples, mas que antes não acontecia. Com a chegada da Usina, também houve maior circulação dos agentes de segurança na região. Os carros da polícia estão sempre por aqui, nas esquinas. Isso trouxe respeito e uma sensação maior de segurança para a comunidade e para os moradores da região. Mudou drasticamente a vida de todos nós”, assevera Isabelle Monteiro

Paz nas comunidades 

Vendedor e morador da Terra Firme há 43 anos, Anselmo Azevedo reitera a sensação garantida depois da instalação da UsiPaz na passagem Belo Horizonte, entre avenida Perimetral e a Passagem do Arame. Desde que foi aberta, em dezembro de 2022, o complexo já superou 1,6 milhão de atendimentos. “A mudança é visível. As pessoas voltaram a ocupar os espaços. As famílias participam das atividades e o sentimento de segurança aumentou. A comunidade está mais viva, mais unida e com uma perspectiva mais positiva. Isso mostra que, quando se investe em inclusão, educação, cultura e esporte, o impacto na redução da violência é real e transformador”, avalia Azevedo.

Essa rotina é reiterada pelo Secretário de Segurança do Estado do Pará, o coronel da PM Ed-Lin Anselmo. “As Usinas da Paz têm um papel estratégico na redução da criminalidade, porque atuam diretamente na prevenção e na ampliação de oportunidades, gerando emprego e renda a famílias antes desassistidas”, avalia. “Quando levamos serviços, oportunidades e presença do Estado para dentro das comunidades, conseguimos transformar realidades e prevenir a violência de forma efetiva. Os resultados que estamos alcançando nessas áreas mostram que investir em inclusão social também é investir em segurança pública”, reitera o titular da Segup. 

Essa nova janela, para um outro futuro possível, comprovado por diversas outras histórias de famílias que hoje são atendidas pelas UsiPaz, pode ser resumida por vitórias básicas, como a retomada da simples satisfação de se ocupar, e compartilhar com dignidade, a própria vizinhança onde se vive.

São novos dias que cabem na retomada do orgulho de cada morador e vizinho entre os atendido pelos programas do governo do Pará. “Hoje existe, sim, um orgulho muito grande, quando alguém pergunta onde a gente mora. A resposta vem hoje, sim, com orgulho: “Eu moro lá na Cabanagem, perto da Usina”, sorri Isabelle Monteiro.


SE JK DIZ SER CONTRA O EMPRÉSTIMO DE R$ 400 MILHÕES, QUAL É A ALTERNATIVA PARA SANTARÉM INVESTIR?

A declaração do ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual Juscelino Kubitschek Campos de Sousa, conhecido como JK do Povão, contrário ...