Candidatos de Helder são derrotados na eleição de lista tríplice para juiz eleitoral do TRE

Nem tudo são flores, dança e conchavos políticos para o governador Helder Barbalho. Na maioria das vezes, ele manda, estala os dedos e imediatamente é obedecido. Outras vezes, porém, alguém simplesmente ignora a vontade do chefe do executivo, até para manter certo distanciamento e evitar especulações maldosas.

Foi o que ocorreu durante a sessão desta quarta-feira do pleno do Tribunal de Justiça do Estado, quando os desembargadores escolheram os nomes de dois advogados que devem compor a lista tríplice para a escolha do novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em substituição à juíza Luzimara Moura. A escolha final será do presidente da República.


Helder telefonou para vários desembargadores, pedindo votos para seus dois candidatos, Marcelo Guedes – ex- chefe do Detran – e Luiz Carlos Pina Mangas Júnior. O resultado da “boca de urna” do governador, porém, não foi o que ele esperava. Guedes recebeu 10 votos, enquanto Pina ficou com apenas 4.


Os mais votados entre os 30 desembargadores foram Rafael Fecury, com 20 votos, e Alex Potiguar, com 15. O advogado João Paulo Mendes Neto, o terceiro nome da lista tríplice, já havia sido escolhido em votação anterior. aliás


O ritual, agora, para a escolha do novo juiz, é o seguinte: o Tribunal de Justiça mandará a lista com os três escolhidos para o Tribunal Regional Eleitoral, que por sua vez a enviará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caberá ao TSE mandar a lista ao Palácio do Planalto para que o presidente da República, Jair Bolsonaro, defina e nomeie o novo juiz eleitoral paraense.

Fonte: Ver o Fato




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público