PARECER DE PLEBISCITO PARA A CRIAÇÃO DO ESTADO DE TAPAJÓS SERÁ VOTADO NA CCJ DO SENADO FEDERAL

BRASÍLIA - ICPET . A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado votará nesta quarta feira 17/11 o parecer favorável do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que após articulação do ICPET se tornou relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que prevê a convocação de plebiscito para a criação do estado do Tapajós.

E nesta terça feira 16/11 o ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós está no Senado Federal em comitiva formada pelos vereadores Aguinaldo Promissória (PSL), Ver. Elielton Lira, Assessores do ICPET Luna Brito, Cissa Loyola e o presidente Jean Carlos Leitão. 

A comitiva está garantindo os votos dos senadores (as) que ainda não foram contactados pelas caravanas de líderes políticos da região, empresários, representantes do Amazonas e voluntários no mês de outubro e assim garantir um resultado positivo na votação de quarta feira.

A proposta trata apenas do desmembramento da região do Tapajós, deixando no Pará a região de Carajás.

O parecer favorável do Senador Plínio Valério ao PDL de autoria do então senador Siqueira Campos (DEM - TO) se dá após caravanas convocada pelo ICPET de representantes das câmaras de vereadores, vice prefeito, secretário de governo, empresários, membro das associações dos filhos do Tapajós no Amazonas, voluntários e demais Lideranças. Contando com cerca de 50 pessoas, todas no mês de outubro.

Se aprovado, o estado do Tapajós será formado pelos municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará. 

“O movimento de emancipação do Tapajós existe já pelo menos 170 anos. Apesar do.resultado do último plebiscito em 2011, foi um marco para o movimento de criação do novo estado, que saiu fortalecido e passou a angariar as assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular visando a criação do Estado do Tapajós”, lembrou Plínio em seu parecer.

Se o plebiscito aprovar o desmembramento, o novo Estado terá 43,15% do atual território do Estado do Pará, totalizando 538,049 mil km2 e cerca de 2 milhões de habitantes. O PIB da região é estimado em cerca de R$18 bilhões e terá 3 Senadores (as) 8 deputados federais e 24 estaduais.

Estão na comitiva os vereadores Aguinaldo Promissória (PSL), Ver. Elielton Lira, Assessores do ICPET Luna Brito, Cissa Loyola e o presidente Jean Carlos Leitão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público