Projeto que prevê plebiscito sobre criação do estado de Tapajós anima políticos e população

Projeto que prevê plebiscito sobre a criação do Estado de Tapajós, em pauta nesta quarta-feira (17), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, animou políticos e a população do município de Santarém.

Após dez anos da realização do plebiscito sobre a divisão do estado do Pará em três: Pará, Carajás e Tapajós, o Projeto de Decreto Legislativo nº 508/2019, traz o assunto para ser apreciado pelos parlamentares.

Ele enfatiza que a criação do estado trará mais oportunidades para a população. “Assim teremos mais condições de trazer desenvolvimento, emprego, renda, qualidade de vida, investimentos e tecnologias para se fazer um futuro estado riquíssimo. Viva o Tapajós", finalizou.

Letícia Tapajós, de 19 anos, estudante de psicologia e empreendedora falou sobre os benefícios da criação do estado. “Simboliza mais investimentos e uma relativa melhoria de vida. No que se refere a cidade de Santarém, com a aprovação do plebiscito e com as melhores divisões de verbas federais a cidade receberia melhor infraestrutura, considerando que uma boa economia da cidade de Santarém é oriunda de turismo, a cidade teria como melhorias os pontos turísticos, mais verbas para educação pública e pontos de UBS. É notório que a gestão pública investiria em pontos como esses citados, já que a cidade se tornaria capital do novo Estado”, enfatizou.

A universitária Adriana Carina, de 21 anos, vê na proposta muita vantagem, especialmente na questão dos recursos públicos. “Bom, em vista de comércio e industrialização, eu vejo uma grande vantagem. Invés dos recursos serem direcionados até Belém, com o estado do Tapajós, os recursos vão estar mais próximos. Sede de empresas também, pois se as empresas veem a necessidade de um polo nessa região, abrange mais oportunidades de empregos”, concluiu.

Em seu relatório, o Senador Plínio Valério apontou que "o movimento de emancipação do Tapajós existe há pelo menos 170 anos. Apesar da derrota, o plebiscito de 2011 foi marco para o movimento separatista, que saiu fortalecido e passou a angariar assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular visando à criação do Estado do Tapajós.", concluiu.

Caso aprovado no Senado Federal, o projeto ainda seguirá para análise da Câmara dos Deputados.


Fonte: O liberal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público