TRE nega registro aos candidatos a prefeito do DEM e MDB em Belterra

Em sessão realizada nesta sexta-feira (13), o plenário do TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) negou os registros de candidatura a prefeito do Dr. Macedo (DEM), atual ocupante do cargo e candidato à reeleição, e Júnior Rocha, vereador do MDB. Cabe recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Com a decisão, só 3 postulantes ao cargo têm registro deferido pela Justiça Eleitoral – Arielton Contador (PSB), Patrocínio (PSDB) e Tinen (PT).

Dr. Macedo e Júnior Rocha continuarão na disputa, mas com candidatura sub judice.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Belterra tem 14.200 eleitores e eleitoras aptos a votar na eleição deste domingo (15), em turno único.

Em primeira instância, Dr. Macedo conseguiu deferir (aprovar) o registro de sua candidatura à reeleição. O PT, no entanto, ajuizou recurso no TRE contra a decisão, alegando que ele não poderia disputar o cargo pois já o ocupa pela 2º vez consecutiva.

Unanimidade no TRE
A tese levantada pelo PT no recurso foi acatada pelo TRE à unanimidade, nos termos do voto do relator, juiz Diogo Seixas Condurú.

“O fato de ter ficado por uma determinada fração de tempo, não afasta o exercício do mandato como gestor pretenso a implementar um determinado projeto de governo, máxime quando este evento, tempo, é incerto”, justificou o magistrado.

“Além disso, não há a obrigação constitucional de assumir nestas condições, o que diferencia da substituição em caso de dupla vacância por Presidente da Câmara”.

Sentença mantida
Em relação ao vereador Júnior Rocha, o registro de sua candidatura lhe foi negado ainda em primeira instância, a pedido da coligação encabeçada pelo DEM. Motivo: condenação criminal em órgão colegiado (tribunal de júri). O parlamentar recorreu da decisão ao TRE.

Ontem, a maior corte eleitoral paraense manteve a sentença de 1º grau. Com isso, o registro de candidatura a prefeito do emedebista continua indeferido.

Fonte: Blog do JESO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público