“É uma grande vitória para a Educação e para os educadores”, comemora Maria José sobre a aprovação do FUNDEB pela Câmara Federal; parlamentar assegurou que fundo já trouxe muitas conquistas para o município
Como anunciara em pronunciamento, na sessão de segunda-feira (20/07), a parlamentar falou da votação na Câmara dos Deputados Federais da pauta de “renascimento” do Fundo Nacional da Educação Básica, realizada na terça-feira (21).
Então, Maria José comemorou, ao ir à tribuna nesta quarta-feira (22/07), a aprovação em dois turnos, tornando o fundo permanente, uma vez que era temporário, inclusive, expiraria no fim deste ano. “É uma grande vitória para a Educação e para os educadores”, enalteceu a vereadora, que é também professora, destacando que os deputados ampliaram os repasses do Governo Federal, que devem sair dos atuais 10% para 23% até 2026.
Segundo a parlamentar, a história da Educação no país se divide em antes e depois do FUNDEB. “Antes não se tinha noção de como pagar um professor, hoje não”, observou, tocando ainda no detalhe de que o dinheiro do FUNDEB não será destinado para pagar aposentadorias e pensões.
A vereadora enfatizou que, com relação a Santarém, já teriam sido alcançadas muitas conquistas nos últimos anos, sobretudo, na valorização do magistério de modo geral, uma vez que cerca de 70% do fundo é destinado a pagamento de pessoal.
A democrata falou também das realizações do governo Nélio Aguiar. Ela lamentou não ter podido participar das inaugurações durante o aniversário de 359 anos de Santarém, mas destacou que foram entregues 22 obras área da Educação como as unidades municipais de Educação Infantil em Boa Esperança e Mararu e mais de 20 ônibus escolares, “que vão substituir algumas rotas”.
Presidente da Comissão de Educação da Casa, ela parabenizou a Prefeitura e os santarenos por todas essas conquistas e anunciou que, ainda neste ano, será feita licitação de escolas que precisam de reformas e ampliação. “A educação é a válvula precursora da sociedade. Se fosse mais valorizada, com certeza a vida desse país e das pessoas seria bem melhor”, pontua.
Comentários
Postar um comentário