“É uma grande vitória para a Educação e para os educadores”, comemora Maria José sobre a aprovação do FUNDEB pela Câmara Federal; parlamentar assegurou que fundo já trouxe muitas conquistas para o município

Como anunciara em pronunciamento, na sessão de segunda-feira (20/07), a parlamentar falou da votação na Câmara dos Deputados Federais da pauta de “renascimento” do Fundo Nacional da Educação Básica, realizada na terça-feira (21).

Então, Maria José comemorou, ao ir à tribuna nesta quarta-feira (22/07), a aprovação em dois turnos, tornando o fundo permanente, uma vez que era temporário, inclusive, expiraria no fim deste ano. “É uma grande vitória para a Educação e para os educadores”, enalteceu a vereadora, que é também professora, destacando que os deputados ampliaram os repasses do Governo Federal, que devem sair dos atuais 10% para 23% até 2026.

Segundo a parlamentar, a história da Educação no país se divide em antes e depois do FUNDEB. “Antes não se tinha noção de como pagar um professor, hoje não”, observou, tocando ainda no detalhe de que o dinheiro do FUNDEB não será destinado para pagar aposentadorias e pensões.

A vereadora enfatizou que, com relação a Santarém, já teriam sido alcançadas muitas conquistas nos últimos anos, sobretudo, na valorização do magistério de modo geral, uma vez que cerca de 70% do fundo é destinado a pagamento de pessoal. 

A democrata falou também das realizações do governo Nélio Aguiar. Ela lamentou não ter podido participar das inaugurações durante o aniversário de 359 anos de Santarém, mas destacou que foram entregues 22 obras área da Educação como as unidades municipais de Educação Infantil em Boa Esperança e Mararu e mais de 20 ônibus escolares, “que vão substituir algumas rotas”.

Presidente da Comissão de Educação da Casa, ela parabenizou a Prefeitura e os santarenos por todas essas conquistas e anunciou que, ainda neste ano, será feita licitação de escolas que precisam de reformas e ampliação. “A educação é a válvula precursora da sociedade. Se fosse mais valorizada, com certeza a vida desse país e das pessoas seria bem melhor”, pontua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público