Círio em tempo de pandemia: Segura na mão de Deus... e vai.

Jota Ninos - 24/07/2020


 tempos de negacionismo mundial da ciência, seguir uma religião pode ser a busca do apocalipse. E não o apocalipse de “revelação”, do termo grego, mas sua tradução mais próxima do caos que permeia séries científicas como Dark, na Netflix: o fim dos tempos!


Mas roteiros hollywoodianos não deveriam ser transpostos para a realidade por lideranças religiosas. As principais religiões do mundo baseadas no Cristianismo – daquele tal de Jesus Cristo que veio pregar a paz e a vida, e não arminha no dedo e dinheiro no bolso – cada vez mais se distanciam de sua filosofia máter em nome de objetivos, às vezes escusos.


Os cristãos mais conservadores, representados pelos evangélicos neopentecostais e pelos católicos da renovação carismática, são os que mais tem se distinguido nessa missão de “descristianizar’ a mensagem de seu líder maior. Em tempos de pandemia da Covid-19, esperava-se mais sensatez das igrejas cristãs, mas o que se viu foi líderes dogmáticos desses grupos se colocando contra o principal dogma do combate ao Novo Coronavírus: o distanciamento social.


Em Santarém, vimos pastores pressionando o prefeito para manter abertos os cultos de suas igrejas, logo no início da pandemia, no que foram prontamente atendidos. E só não concretizaram isso porque um decreto estadual impediu a loucura, por um tempo. A igreja Católica, tentando buscar provar mais sensatez, indicava que impediria isso em seus cultos, como o fez, com imagens bonitas de padres rezando para bancos vazios com fotos dos fiéis e missas transformadas em “lives de fé”.


Tudo ia bem pros católicos, mas agora somos uma Arquidiocese e não podemos iniciar um arcebispado sem uma grande festa! Muitos católicos esperavam uma decisão mais sensata diante do atual quadro, em relação a sua maior procissão.

 

Mas eis que foi anunciada, hoje, a decisão: VAI TER CÍRIO DA CONCEIÇÃO, SE POSSÍVEL! Mas os líderes religiosos nos confortam: “será obrigatório o uso de máscaras de proteção para que não haja disseminação do novo coronavírus”...


E olha só: “Não haverá corda para evitar aglomerações!!!”, dizem os religiosos!  Agora, sim! Os católicos podem se sentir protegidos! “Será o melhor Círio de todos os tempos”, diz o arcebispo. E o arraial vai ter, gente! Vamos lá deixar os trocadinhos! 


Minha sugestão para o trajeto do Círio: podia terminar na frente do HRBA, ou do cemitério, para poupar os fiéis infectados e seus parentes de uma outra caminhada no dia seguinte! 


Segura na mão de Deus, e vai!!!!

Publicado originalmente no Portal OESTADONET.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público