Venezuela denuncia Bolsonaro na ONU por negligência com a pandemia

O regime de Nicolás Maduro denunciou a atuação de Jair Bolsonaro em relação à pandemia perante a Secretaria Geral das Nações Unidas. Segundo o país, Bolsonaro apresenta uma "atuação irresponsável".

"A negligência criminosa do governo brasileiro ao abordar essa realidade nas regiões limítrofes da fronteira sudeste do nosso país é motivo de grande alarme", disse o comunicado enviado nesta segunda-feira pelo representante venezuelano na ONU, Samuel Moncada.

O documento argumenta que o Brasil "coloca em sério perigo milhões de vidas", por registrar mais de 22% dos casos de Covid-19 no hemisfério ocidental, e que se tornou o "pior inimigo dos esforços" para a saída da pandemia na América Latina.

Nas redes sociais, o ministro de Relações Internacionais da Venezuela, Jorge Arreaza, também criticou o governo brasileiro e pediu a intervenção da ONU: “A negligência de Jair Bolsonaro na gestão da pandemia atenta contra toda a América do Sul”.

Bolsonaro rompeu relações com o regime no início de março, quando o Itamaraty deu prazo de dois meses para a saída dos representantes de Maduro da embaixada e dos consulados no Brasil.  Por decisão do STF, no entanto, os diplomatas continuam no país até o fim da pandemia.

(Por Naomi Matsui)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público