OPOSITORES A BOLSONARO VIRAM ALVO DA POLÍCIA FEDERAL

O governador do Pará, Helder Barbalho, foi um dos alvos de uma operação que a Polícia Federal fez nesta quarta-feira para apurar suspeitas de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo estado para o combate ao coronavírus. Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão no Pará e em outros seis estados e bloqueados R$ 25,2 milhões do governador e de outros sete investigados. Entre eles estão empresários que são sócios da empresa que vendeu os aparelhos; o secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame; e o secretário adjunto da gestão administrativa da Saúde do estado, Peter Cassol, que foi exonerado ainda ontem.

Helder é o segundo governador do país que é alvo de operação da PF sobre contratos relacionados ao combate ao coronavírus. O primeiro foi Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, que, assim como Barbalho, faz oposição ao presidente Jair Bolsonaro.

 

Segundo a PF, a compra dos respiradores custou ao estado do Pará R$ 50,4 milhões. Desse valor, metade do pagamento foi feito à empresa vendedora de forma antecipada, sendo que os equipamentos sofreram um grande atraso na entrega, além de serem diferentes do modelo comprado e não funcionarem no tratamento da Covid-19, razão pela qual foram devolvidos.

Em nota, Barbalho disse que “em nome do respeito ao princípio federativo e do zelo pelo erário público, o Governo do Estado reafirma seu compromisso de sempre apoiar a Polícia Federal no cumprimento de seu papel em sua esfera de ação”. Segundo ele, o recurso pago na entrada da compra foi ressarcido aos cofres públicos por ação do governo do estado. Além disso, diz ele, o governo entrou na Justiça com pedido de indenização por danos morais coletivos contra os vendedores dos respiradores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público