UPA 24 horas será ponto de recepção e referenciamento para atendimentos de urgência e emergência

Na madrugada desta terça-feira (12), um incêndio ocasionou a interdição temporária do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em Santarém. O incidente, cujas causas ainda estão sendo investigadas, provocou uma reestruturação emergencial no fluxo de atendimento aos pacientes na cidade.

Mulheres grávidas em situação de urgência e emergência devem buscar atendimento no Hospital e Maternidade Sagrada Família, onde receberão os cuidados necessários.

A partir de agora, a UPA 24 horas servirá como o ponto de recepção e referenciamento para todos os atendimentos de urgência e emergência. Após avaliação médica, os pacientes serão encaminhados às seguintes unidades conforme a necessidade: 

Ortopedia e traumatologia: Serão encaminhados para atendimento no Hospital João XXIII.

Pacientes de baixo risco: A Arena Estadual do Oeste do Pará Djalma Lima está atendendo os pacientes que estavam internados em situação de baixo risco no HMS. 

Casos graves: Serão referenciados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. 

Surto psicótico: Pacientes em surto serão atendidos pelo CAPS AD 3 

A UBS 24 horas do bairro Nova República, também, estará atendendo os pacientes de urgência e emergência. 

UBS's : Pacientes com casos leves devem ser direcionados a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.

Os pacientes que necessitarem de atendimentos relacionados à ortopedia, por sua vez, devem procurar o Hospital João XXIII. Esta unidade está preparada para absorver a demanda adicional e garantir que os pacientes recebam a assistência necessária.

Enquanto o HMS estiver interditado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará como o principal pronto-socorro da cidade, concentrando os casos que requerem atenção imediata e emergencial. É importante que a população esteja atenta a essa mudança temporária e direcione-se à UPA para casos de urgência.

Além dos hospitais e da UPA, mencionados anteriormente, a UBS 24 horas do bairro Nova República, também, estará atendendo os pacientes para ajudar a aliviar a demanda durante a interdição temporária do HMS.

A secretária de Saúde, Irlaine Figueira, destacou que o plano de retaguarda para atendimento já está funcionando eficientemente, com o objetivo de garantir que os pacientes continuem recebendo o atendimento necessário durante este período.

"Nossa equipe está trabalhando intensamente para garantir que todos recebam o atendimento necessário durante esse período difícil. Pedimos que a população siga as orientações e direcione-se aos locais indicados para casos de urgência, como outros hospitais e a UPA. Estamos focados em restaurar as operações no HMS o mais rápido possível, colocando a segurança e o bem-estar de todos em primeiro lugar”.

A administração do hospital reforça a importância de a população seguir as novas orientações de encaminhamento e pede a compreensão de todos neste momento. Enquanto isso, medidas estão sendo tomadas para restaurar as operações no HMS o mais rápido possível.

"Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que o HMS volte a funcionar em sua plena capacidade o mais breve possível. A segurança e o bem-estar de nossos pacientes e funcionários são nossa máxima prioridade neste momento", afirmou a presidente do Comitê Gestor, Greyce Gomes.

Para garantir o atendimento contínuo aos pacientes que estavam no HMS no momento do incêndio, foram adotadas medidas urgentes e necessárias. A Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima  foi rapidamente transformada em um hospital de campanha, assegurando que uma parcela dos pacientes pudesse continuar a receber os cuidados necessários por lá. Além disso, alguns pacientes foram transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está funcionando como um dos principais pontos de atendimento durante a interdição temporária do HMS.

Plano de retomada

Em uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira no HMS, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou a solidariedade daqueles que, desde às 1h30 da madrugada, estiveram auxiliando na evacuação dos pacientes que estavam no hospital. Ele, também, anunciou que o secretário adjunto de Saúde do Pará estará em Santarém ainda na manhã de hoje para avaliar a situação e colaborar com as medidas necessárias para a retomada do funcionamento do hospital.

"Queremos retomar o mais rapidamente o funcionamento do pronto-socorro e, em seguida, das outras clínicas. Estamos tendo apoio desde a madrugada do secretário adjunto e agora a pouco recebi uma ligação do governador Helder que se colocou à disposição. Precisamos retomar o funcionamento o mais rápido possível. Santarém e região não podem ficar sem hospital".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público