Evento global destaca a produção audiovisual de Santarém

Seis curta-metragens, produzidos em Santarém (PA), serão exibidos na programação do World Creativity Day, evento global que o município participa pela primeira vez nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2023. A iniciativa reúne voluntários, anfitriões, parceiros, inspiradores do Brasil e do mundo que querem fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades.

A missão do WCD é construir uma comunidade global de líderes criativos, educadores, empreendedores, investidores, criadores de conteúdo, pesquisadores e outros agentes de mudança em defesa da Resolução 71/284 da Organização das Nações Unidas, celebrando o dia 21 de abril ao redor do mundo com a realização de milhares de atividades gratuitas que promovem o desenvolvimento humano.

A líder local é Adrianá Tavares, Designer Estratégica de Negócios e Empreendedora. “O World Creativity Day é um evento único, plural, inovador e colaborativo, nos convida a atuar como verdadeiros agentes de transformação, totalmente em sinergia com o momento atual de Santarém. Tem sua relevância por trabalhar o ecossistema de inovação, que está em alto destaque nos últimos anos. É um esforço pelo fortalecimento do destino criativo. Ao entrar para o calendário oficial do maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o município acelera o desenvolvimento de novos talentos, dando visibilidade para quem está fazendo a diferença e proporciona novos conhecimentos e experiências para milhares de pessoas.”

Com curadoria do Jornalista e Produtor Audiovisual Fábio Barbosa, os curta-metragens “Trap: O Som da Juventude”, “Mãe Vira Porca”, “Retina”, “Ouço você falando essas mesmas palavras”, “O som do Maracá” e “Eu vou para o Sairé” serão exibidos nos intervalos da programação, realizadas no Centro de Inovação ACES Tapajós e TOY LAB da Universidade Federal do Oeste do Pará (Campus Tapajós).

Conheça as produções:

• Trap: O som da Juventude: Com um celular na mão e uma ideia na cabeça, o documentário "Trap: O som da Juventude" narra a nova cena musical de Santarém, no oeste do Pará. A produção potencializa a voz de seis artistas protagonistas do subgênero do rap: GP Rataria, Henry, Dell Parker, Cauê Artur, João Augusto e Enzo Gabriel.

• Retina: É uma reflexão sobre a criação da imagem na nossa mente. Apoiada em um largo estudo de gestalt e semiótica, esse filme é um desafio à imaginação e interpretação de quem o vê.

• Mãe Vira Porca: Na história, a personagem Paullete (Evandro Boa Morte), um jovem homossexual, sofre com a inveja e preconceito da vizinha Bárbara (Bia Almeida) e encontra no Mercado Municipal de Santarém, através de um panfleteiro (Maycon Cruz), uma oportunidade de sorte, consultar-se com a famosa vidente Mãe Vira Porca (Dani Ricker), no Residencial Salvação. Com “ingredientes” como o regionalismo e humor presentes, o Grupo Papa Xibé tem o objetivo de divulgar a cultura popular local através da linguagem teatral e, agora, audiovisual. O roteiro, direção, produção e elenco são de fazedores de cultura do município, e o ponto alto da produção é a particularidade de a história ser contada através dos nossos olhos.

• O Som do Maracá: É um curta-metragem infantil que conta a história de uma garotinha de 8 anos que aprende a construir um macará de carimbó com o seu avô. A história se desenvolve em uma linguagem lúdica adaptada para crianças, onde os ensinamentos e histórias de seu avô se misturam com a imaginação e a fantasia de uma criança vivendo em uma floresta cheia de magia e aventuras.

• Ouço você falando essas mesmas palavras: Uma casa-coração, um quintal-vida e o parto, ela transita em sua própria psique em busca do indivisível: a liberdade de escolha. Este ensaio fabulado é uma jornada introspectiva inspirada em Jurema, uma mulher nortista da região do Salgado ligada ao místico e ao religioso construindo futuros através do realismo mágico, dialogando com Bell Hooks em "Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade".

• Eu vou para o Sairé: Poesia escrita por Padre Sidney Canto sobre a festa secular do Sairé, com leitura dramática dos atores Evandro Boa Morte, Diego Alano, Fábio Barbosa, Jamile Fernandes, Mourrambert Flexa e Vinicius Villare. Projeto @ingerados, selecionado no Edital de Cultura Digital da Lei Aldir Blanc-Pará.

As inscrições para a programação do World Creativity Day são gratuitas e podem ser realizadas neste link: https://worldcreativityday.com/brazil/santarem/activities

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público