TJPA certifica mais 10 unidades judiciárias como 100% digitais

*Santarém* – Em solenidade virtual a ser realizada nesta quinta-feira (02/12), a presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora *Célia Regina de Lima Pinheiro*, entregará certificados a mais 10 unidades judiciárias do Pará que conseguiram digitalizar todos os seus processos físicos e migrá-los do sistema Libra (processos físicos) para o sistema PJE (processos virtuais), passando a integrar o grupo de unidades 100% digitais. As novas unidades se juntam a outras 40 que foram certificadas desde setembro, quando se intensificou o esforço concentrado do Judiciário paraense para virtualizar todos os seus processos.

Entre as 10 novas unidades *100% digitais* a receberem certificado nesta quarta-feira, apenas uma é de Santarém: a *3ª Vara Cível e Empresarial (3VCE)* que tem à frente o juiz *Laércio de Oliveira Ramos* e a diretora de Secretaria, *Shirley Sara Amazonas Ribeiro* (fotos). Em Santarém, as varas cíveis trabalham incessantemente para digitalizar todos os seus processos, de forma a consolidar o projeto de implantação das *Unidades de Processamento Judicial (UPJs)* que integrará as secretarias de 5 varas. 

*3VCE na frente* - Segundo dados do “Digitômetro” (plataforma do TJPA que acompanha a evolução da digitalização e migração em todo o Estado), das varas que terão secretarias integradas na UPJ Cível de Santarém, *a 3VCE é a primeira a se tornar 100% digital*. Ainda restam 1.146 processos a serem migrados para o PJE, das outras 4 varas: a 4ª Vara Cível tem apenas 3 processos pendentes; a 1ª Vara, tem 10; a 2ª Vara, 60 processos; e a 6ª Vara Cível (a que tem maior volume de processos da Comarca) ainda precisa migrar 1.073 processos. As cinco varas juntas tinham 13.743 processos físicos e já migraram ao PJE 12.597 processos até o momento.

Já as varas criminais iniciaram há pouco tempo a digitalização de seus processos. A UPJ Criminal deve ser instalada depois da Cível, que já pode estar apta a funcionar ainda no 1º semestre de 2022. As salas onde funcionarão as UPJs já estão prontas. A UPJ Cível funcionará no segundo piso e  a Criminal no térreo. O sistema de UPJs já foi implantado na Comarca de Belém e segue um modelo de gestão processual do Tribunal de Justiça de São Paulo, integrando secretarias em uma única unidade, para juntas gerirem todos os processos das varas existentes.

Para mais informações, acesse os links:

https://bit.ly/3IeroEI 

https://bit.ly/3phq4Z6

https://bit.ly/32VP3tH

*(Texto e fotos: Jota Ninos)*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público