Prefeito de Santarém solicita vacina da Pfizer/BioNtech ao Ministério da Saúde para segunda dose


 


O prefeito Nélio Aguiar enviou no dia 11 de agosto um ofício ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga no qual renova a solicitação de envio urgente de doses suficientes da vacina Pfizer/BioNtech para atender o público que aguarda a aplicação da 2ª dose e assim concluir o ciclo vacinal em Santarém. O ofício Nº 0590/2021 faz menção a um anterior enviado no último dia 4 de agosto, ofício Nº 0570/2021, sobre o mesmo assunto.

Os documentos fazem menção a premente necessidade de concretizar a eficácia da vacina com a dose de reforço, tendo em vista que a data para aplicação da 2ª dose se aproxima, e, no entanto, não há informação de repasse, o que pode implicar em possível ruptura do ciclo vacinal de 19.890 pessoas.

Para que o esquema vacinal seja completo devem ser administradas duas doses da vacina com intervalo mínimo de 21 dias e máximo de 90 dias entre elas. A segunda dose ou dose de reforço possibilita o aumento da proteção, com a agilidade na produção de anticorpos e a garantia da imunidade por um período de tempo maior.

Vacinação em Santarém

O último balanço vacinal publicado pelo Vacinômetro no site do Ministério da Saúde registrou que até esta sexta-feira, 13, 168.675 doses foram aplicadas. Desse quantitativo, 115.569 pessoas receberam a 1ª dose e 53.106 a 2ª, e dose única.

A atual fase da campanha de vacinação em Santarém avançou para a faixa etária de 18 anos ou mais com administração da 1ª dose. A 2ª dose está sendo aplicada em quem tomou a vacina coronavac.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público