Equipe de Enfermagem recebe treinamento de atualização sobre acolhimento por acidente de animais peçonhentos


Os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) receberam uma capacitação do Núcleo de Vigilância Epidemiologia Hospitalar (NVEH), com objetivo de atualizar a equipe sobre a identificação e manejo dos acidentes ofídicos. O HMS é referência no oeste do Pará nesse modelo de acolhimento, o NVEH já é credenciado e reconhecido pelo Ministério da Saúde. Nos últimos seis meses a Unidade atendeu 218 pessoas por animais peçonhentos.

Na oportunidade, cerca de 40 profissionais participaram do treinamento, em uma sala na Unidade. A equipe do NVEH atua dentro do Hospital e é responsável por notificar os pacientes com perfil epidemiológico. Segundo a enfermeira, Miza de Assunção, a ação faz parte do cronograma de treinamentos do ano de 2021, e viu-se a necessidade de atualizar sobre esse tema. “Foram dois dias de treinamentos, reforçamos sobre a notificação e as respostas do paciente como, por exemplo, local do acidente, tipo de animal. As informações iniciais são essenciais”, afirmou.
No mês de julho a urgência e emergência do PSM receberam 26 pacientes que precisaram ser internados e receberam o soro antiofídico. A faixa etária mais acometida é entre 15-29 anos, que corresponde ao grupo etário onde se concentra a força de trabalho. Além disso, a prevalência no sexo masculino é de 70%. Os membros inferiores os locais mais atingidos pelas picadas, seguido pelos membros superiores, com índices de 70% e 15%, respectivamente.

De acordo com o diretor técnico do HMS, Dr. Vinicius Savino, muitas vezes, os locais onde ocorrem esses acidentes estão muito distantes do centro de Santarém, e segundo ele, ter uma equipe bem alinhada é fundamental.

“Às vezes esse paciente, que é picado, demora muitas horas, e às vezes dias, para chegar ao hospital. E quando ele chega, é importante que ele tenha uma equipe que conheça bem como manejar esse caso. Muitas vezes esse paciente já está grave, com insuficiência renal, hemorragia e precisa de toda retaguarda clínica até a alta”, finalizou o diretor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público