Moradores denunciam “politicagem” sobre problema de incêndio no aterro do Perema

Os incêndios que estão ocorrendo no aterro do Perema, causados pelo forte calor que assola a região e até mesmo pela ação humana, estão sendo objetos de politicagem por algumas pessoas que têm interesse pessoais na situação e não de resolver o problema como quer a comunidade. A denúncia foi feita à nossa reportagem por moradores que não quiseram se identificar com medo de represálias. 

O problema do incêndio tem ocorrido em toda a região rural do município, haja vista a chegada do verão e a própria ação humana, em alguns casos de forma até criminosa. O aterro sofreu recentemente com o aparecimento de pequenos focos de incêndio, que devido às características do local tem maior dificuldade de contenção. 

Os moradores dizem que para resolver o problema foi aberto um canal de diálogo junto com o poder público municipal, que tem monitorado a situação e recebido o apoio do Corpo de Bombeiros. 

Segundo os denunciantes, o Padre Edilberto Sena, as senhoras Conceição Menezes e Gracivane estão fazendo politicalha com os fatos para tentar se promoverem politicamente. Mas, ao fazerem isso estão prejudicando a comunidade que só quer resolver o problema e sabe da dificuldade que a situação exige. 

“São partidários ‘petistas’ que querem tumultuar tudo e fazer bagunça com assunto sério. A situação exige seriedade e não avacalhação. O interesse da comunidade é de resolver e não de se fazer politicagem barata. Eles nem moram na comunidade, se aproximaram como pragas para se promoverem,” disse um morador que não quis se identificar com medo de represália. O morador se referiu a tentativa de fechar o lixão que ocorreu hoje pela manhã. “Se fechar o lixão, o problema não se resolver e ainda se comete crime ambiental, pois a cidade para. Um absurdo ter gente que defenda isso. Essa politicagem pré-histórica já mostrou que não resolve nada. O diálogo é o caminho mais inteligente”, finalizou, acrescentando que a manifestação não deu quase ninguém por isso. 

As lideranças comunitárias devem reunir com representantes do poder público municipal ainda nesta quarta-feira, 28, para definir ações de soluções para o problema. 

Nossa reportagem tenta contato com os citados e deixa o espaço aberto para suas manifestações. 

NOTA – SEMURB ATERRO DO PEREMA 

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) informa que monitora os focos de incêndios que reapareceram no aterro do Perema. Também está com carros pipas no local e a parceria do Corpo de Bombeiros para evitar e sanar de forma imediata qualquer foco que venha a surgir. 

Semurb mantém diálogo com a comunidade no sentido de conscientizar sobre a causa humana dos incêndios e para apresentar o planejamento das mudanças que vão ocorrer no local para eliminar de vez a problemática. 

Fonte: Portal Santarém  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público