Crianças e adolescentes indígenas em acolhimento na Caaf participam de colônia de férias

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da Casa de Acolhimento para adultos e Famílias (CAAF), realizou Colônia de Férias, com o tema “Kotebuya Tai Naminaya” em Warao, traduzido para o português “Brincando e Aprendendo”.

 

De acordo com a coordenadora da Casa, Alayne Alves, cinquenta e nove participantes entre crianças e adolescentes de 03 a 17 anos tiveram um momento integração, diversão e participação, através da prática de atividades esportivas e recreação, como forma de ocupação sadia do tempo livre, visando o desenvolvimento saudável do corpo e da mente e propiciando o desenvolvimento da personalidade individual.

 

“É essencial para o desenvolvimento dos indivíduos  um  momento de lazer realizado através de jogos didáticos, pois estes proporcionam benefícios tais como, o aperfeiçoamento de movimentos físico e intelectual; por meio de jogos pedagógicos a criança  e o adolescente supera barreiras com naturalidade, sendo que as brincadeiras e jogos contribui também no seu desenvolvimento social, de forma que enriquece a personalidade, o desenvolvendo a colaboração a participação coletiva e afetividade, propiciando também a assimilação de regras e disciplina”, avaliou a coordenadora.

 

Alayne disse que a eles foram ofertados jogos cooperativos, brincadeiras tradicionais, mini gincana, brincadeiras com música e dança e esportes: vôlei; futebol etc.

 

“Brincar e aprender foi um excelente tema, pois os nossos acolhidos pelo menos os maiores trouxeram consigo seus hábitos e costumes, principalmente no brincar, na socialização. Observamos que eles gostaram e se envolveram nas atividades propostas. Todos participaram com muito entusiasmo”, avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

A Caaf é um equipamento da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, cujo objetivo principal é o de prestar acolhida ao público adulto/família, os quais estejam em vivência de situação de vulnerabilidade social. O espaço tem acolhido em sua maioria os refugiados indígenas da etnia Warao.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

Jailson Alves o Ex-prefeito de Mojuí dos Campos é condenado por irregularidades na construção do hospital municipal.

EM PESQUISA REALIZADA PELA DOXA DIVILGADA NESTA SEXTA-FEIRA JOSÉ MARIA TAPAJÓS VEM EM UMA CRESCENTE E JK SE MANTÉM NA LIDERANÇA NA CORRIDA ELEITORAL DE SANTARÉM