Prefeitura solicita doses da Pfizer/BioNtech ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, solicitou junto ao Governo do Estado do Pará e ao Ministério da Saúde o envio para o município de doses da vacina contra covid-19 do laboratório Pfizer/BioNtech. Por determinação técnica do Ministério da Saúde, as vacinas só estão sendo distribuídas para as capitais brasileiras, pois o imunizante exige baixíssimas temperaturas em seu armazenamento.

O município argumentou no pedido que dispõe de câmara de frio apropriada para o armazenamento da vacina e que houve ainda pelo fabricante uma autorização do aumento de tempo para armazenagem da vacina Pfizer em temperatura de +2 a +8°C, o que viabiliza ainda mais o recebimento das doses por Santarém.

O oficio Nº 337/2021 – GAP/PMS foi enviado ao Ministério da Saúde no dia 20 de maio e teve renovação de solicitação pelo Oficio Nº 341/2021 – GAP no dia 25 de maio. Os referidos expedientes também foram protocolados junto à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

"Temos logística adequada par armazenar a vacina da Pfizer com capacidade para acondicionar 30 mil doses na cadeia de frios do Núcleo de Vigilância em Saúde, na temperatura de +2 a +8°C. Nossos profissionais só no dia de ontem, 8, fizeram a aplicação de mais de 2 mil doses. Então, estamos preparados para receber e aplicar imediatamente a vacina”, argumentou o prefeito Nélio Aguiar.

O município de Santarém já aplicou mais de 72 mil doses das vacinas contra a covid-19.

Autor: Alailson Muniz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público