Ronan Liberal Júnior solicita que Procon de Santarém fiscalize aumento de preço da água mineral

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ronan Liberal Júnior, solicitou à Coordenadora do Procon Municipal, Delzuita Conceição Aguiar, que realize fiscalização das empresas envasadoras e  revendedoras de água, com objetivo de esclarecer o aumento de valores e possível cobrança abusiva em detrimento da população.

De acordo com o parlamentar, a adoção do Selo Fiscal de Controle de Qualidade da Água, instituído pela Lei Estadual nº 9,084/2020, teve como consequência o aumento do preço da água mineral, especialmente a comercializada em garrafão de 20 litros.

“É notório o aumento no preço cobrado pelos galões de água mineral no município, o que vem causando a indignação dos consumidores e reclamações da população nesta Casa de Leis”, informou o vereador.

Ronan Liberal Júnior ressalta que o aumento vivenciado pelo consumidor santareno vem na contramão do que foi divulgado pela Secretaria da Fazenda do Pará (SEFA), que afirma que o uso do Selo de controle da água não gera aumento de despesa às empresas contribuintes do ICMS. Conforme o órgão fazendário, o custo de produção do Selo será abatido do valor de ICMS a ser recolhido. Também não há aumento de alíquota do ICMS, portanto, não há custo adicional para as empresas envasadoras.

“Contudo, na realidade tem demonstrado ser significativo o aumento do preço do produto, não se sabendo indicar a justa causa da elevação dos valores cobrados”, conclui Liberal.

Por Edmundo Baía Jr.

RG 15 / O Impacto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público