UPA 24h: Pacientes com a Covid-19 ganham “Prontuário Afetivo”

_“Com o prontuário que fizeram para mim e pelo carinho que a equipe tem pela gente, eu me senti muito feliz e agradecida”, disse a paciente Gelza Sousa, de 50 anos._

A ideia começou a ser implantada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas há uma semana e tem auxiliado pacientes, familiares e profissionais de saúde no enfrentamento à doença. As informações são coladas em um papel e afixadas na parede próximo aos leitos. Gelza Sousa, é natural de Alenquer, cheia de fé, coragem e devota de santo Antônio padroeiro da cidade onde mora. O “Prontuário afetivo” dessa paciente traz informações pessoais que apresenta a todos da equipe os gostos e traços da personalidade, visando melhorar, cada vez mais, os vínculos afetivos dos profissionais com os hospitalizados.
A psicóloga da Unidade, Ariane Macedo, responsável pela ação, destaca como o projeto tem atingido não apenas os pacientes, mas também os colaboradores, aumentando a interação e o contato entre ambos. “A intenção é gerar afeto, carinho, atenção e a proximidade entre pacientes e a equipe multiprofissional. Além disso, gerar um ambiente de personalização do atendimento, o qual aumenta o acolhimento, o carinho e o amor”, explicou ela.

De acordo com a psicóloga, os prontuários são construídos a partir do diálogo com os pacientes e familiares. Onde são descritos os gostos, desejos e as peculiaridades dos internados.

No prontuário de Gelza ela pediu para colocar a frase “Deus é todo poderoso”. Segundo ela, isso representa a luta que está travando contra a Covid-19. “Eu tenho certeza que eu vou sair dessa, vou voltar para o lado da minha mãe, para os meus filhos, para os meus irmãos e amigos. Eu vou voltar com muito mais forças e muito mais fé. Eu vou superar tudo isso”, disse emocionada. 

Gelza, que é mãe de seis filhos, tem um netinho esperando o retorno dela para casa. Ela veio para Santarém em busca de atendimento na UPA devido ao agravo da doença, chegou com a saturação abaixo de 70%, e desconforto respiratório. Iniciou o tratamento para a doença e tem sido acompanhada pela equipe médica, de fisioterapeutas, enfermagem e psicossocial. Neste momento, aguarda transferência para um Hospital de alta complexidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público