Prefeitura leva Assistência Social para região de rios. Lago Grande é a primeira a receber as ações

“Muito importante essas ações e nos deixou muito felizes. Veio em boa hora. Agradecemos e todos estão de parabéns”. As palavras de agradecimento são da senhora Patrícia Sousa Viana, 39 anos, moradora da comunidade de Vila Socorro, na região do Lago Grande. Primeira região a receber as ações itinerantes da Assistência Social, levadas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). O objetivo é atender principalmente famílias em situação de vulnerabilidade social atingidas pela pandemia do novo coronavírus. Em Vila Socorro, o prefeito Nélio Aguiar, secretária Celsa e o vereador Junior Tapajós inspecionaram as ações nesta sexta-feira, 17.

Com as ações, fruto do planejamento do prefeito Nélio Aguiar e da titular da Semtras, Celsa Brito, as famílias em situação de vulnerabilidade no interior tem a oportunidade de usufruir de serviços que exigem locomoção a até a sede do município. A locomoção até a sede da cidade que já era difícil tornou-se quase impossível em razão da pandemia da covid-19
Nesta primeira etapa, as comunidades polo do Lago Grande receberam as ações pó três dias consecutivos. As próximas comunidades a receberem nossas ações itinerantes serão da região do Arapiuns. Devemos seguir viagem nesta segunda-feira, 20. 
Após uma reunião com prefeito Nélio Aguiar foi solicitado a realização de ações itinerantes de Assistência Social nas regiões de rios. Planejar e levar atividades para populações distantes em razão da pandemia. Vamos atender nas regiões do Lago Grande, Arapiuns, Rio Tapajós e Rio Amazonas. Todos os serviços da assistencial social, conselho tutelar, ronda escolar da policia militar, entre outros, estão sendo oferecidos”, informou a secretária Celsa Brito

A secretária Celsa Brito aproveitou para informar ainda que algumas regiões já dispõem de servidores permanentes da Semtras para realizar atendimentos.

“Também foi solicitação do nosso prefeito que colocássemos servidores fixos nessas regiões. Estamos agora com Assistente Social nas regiões do Arapiuns, Tapajós e Lago Grande. Estamos pela primeira vez acompanhando as famílias que estão lá para que elas não tenham que vir até Santarém”, disse Celsa Brito.

Os moradores avaliaram de forma positiva as ações itinerantes de assistência social. “Muito importante. Era muito difícil ir até Santarém para receber alguns atendimentos. Eu consegui atualizar o meu cadastro do Bolsa Família e fiquei muito agradecida, pois preciso muito e não condições de gastar com viagens. Agora, graça a Deus veio em boa hora. Eu participei das palestras e tirei documentos ainda. Uma ação super importante pra nós. É muito preciso, estão de parabéns”, disse Carla Marinho da Gama, moradora de Vila Socorro.

O prefeito Nélio Aguiar explica que os atendimentos da assistência social, assim como os da saúde, são uma arma forte de prevenção contra o avanço da covid-19, além de levar inclusão social para os quatro cantos da cidade. “A gente tem esse compromisso de levar essas políticas para todos os cantos de Santarém. Estamos com assistência social nas comunidades polos da região do Lago Grande. São um conjunto de serviços prestados pela assistência social, que devem e estão chegando a essas pessoas em regiões mais afastadas”, disse o prefeito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público