Prefeitura de Santarém entregará alimentos da merenda escolar para mais de 60 mil alunos

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia nesta  segunda-feira (20), a entrega de kits de alimentação escolar para alunos regularmente matriculados nas escolas municipais em 2020. Ao todo, 61.502 estudantes serão beneficiados. A entrega segue as orientações do Governo Federal que assegura a alimentação de estudantes que se encontram em vulnerabilidade alimentar durante as suspensões das aulas em virtude da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

De acordo com a titular da pasta de Educação, Mara Belo, o município já se organizava para a operação e aguardava apenas a concessão do Governo Federal para dar início as entregas que foram autorizadas somente no dia 13 de abril. No entanto, os kits estão sendo montados considerando desde a data de suspensão das aulas – 23 de março – garantindo que não haja prejuízo aos alunos. “O cálculo dos produtos que compõem os kits inclui também os finais de semana, o que representa ganho de produtos aos alunos”, informou Mara Belo.

Os kits foram montados de acordo com a quantidade de alunos matriculados. Isto é, caso uma família tenha três ou quatro filhos matriculados na mesma escola ou em escolas diferentes, os pais/responsáveis vão receber os kits correspondentes ao número de filhos matriculados regularmente.

Foram considerados ainda a quantidade per capita de cada aluno, por faixa etária e principalmente, atendendo as especificidades e características do público alvo, bem como a maneira como é preparado o cardápio dos alunos nas escolas diariamente.

O trabalho está sendo desenvolvido conforme as orientações do Ministério da Educação e Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a fiscalização do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

O kit é constituído por produtos que integram a alimentação dos alunos em ambiente escolar. Não é cesta básica.

Os alunos da região de rios vão receber alimentos que integrariam o cardápio para o período de 23 de março a 23 de abril de 2020, aqueles não perecíveis que já haviam sido adquiridos pela Semed, antes das aulas serem suspensas.

Recomendações de consumo

Os kits foram montados sob avaliação de nutricionistas da Semed que orientam quanto ao consumo dos produtos no prazo de 30 dias conforme o planejamento do cardápio que é executado nas escolas.

Sobre as dimensões nutricionais, o kit é composto de proteína congelada que será entregue de forma cuidadosa a fim de garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos, a partir de proteína vegetal, carboidrato, temperos e principalmente, os produtos provenientes da agricultura familiar.

Logística da entrega – A entrega inicia pelas escolas de rios no período de 20 a 24 de abril. Na semana de 27 de abril a 1º de maio, receberão as escolas do planalto e em seguida as escolas da cidade.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a garantia de alimento aos alunos, que já estava no planejamento, é uma ajuda ao processo de isolamento social para combater a Covid-19.

“A Prefeitura de Santarém segue com o compromisso de resguardar e proteger a saúde dos santarenos, garantindo o bloqueio de transmissão do novo coronavírus e garantindo alimentação aos nossos alunos. Todos os kits passaram pelo processo de higienização e os colaboradores envolvidos na organização e entrega utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como álcool em gel. Os kits serão entregues nas escolas de forma organizada seguindo as orientações para evitar aglomerações”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público