Prefeitura entrega títulos de terra aos moradores remanescentes do Arapemã.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), órgão vinculado à Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof), entregou nesta quarta-feira (05), mais três Títulos de Transferência de Domínio Coletivo e Pró-Indiviso e Registro, para beneficiar comunidades remanescentes de quilombos do Arapemã, residentes na Pérola do Maicá. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

De acordo com a coordenadora da CHDU, Nelcilene Lopes, já são seis áreas beneficiadas somente na atual gestão: áreas 001, 002, 004, 005, 006 e 007. "São os primeiros quilombos sendo regularizados dentro de uma área urbana. Por isso é o município de Santarém quem está fazendo a entrega desses títulos. Serão mais de 60 famílias beneficiadas", explicou.

O presidente da Associação dos Quilombos, José Humberto da Cruz, comemorou a conquista do título e disse que é o resultado de uma luta muito árdua, mas que valeu a pena.

"É uma alegria muito grande conseguir esses seis títulos, agora é comemorar. Chegar até aqui encoraja a comunidade a buscar as políticas públicas diante dos gestores, na certeza que alcançaremos mais melhorias para nós", ressaltou. 

Para o prefeito Nélio Aguiar avançar com a entrega de títulos aos remanescentes de quilombos, demonstra o compromisso do governo com as populações tradicionais. “Esse momento representa uma garantia de direitos, é uma luta antiga da comunidade que chegou ter a participação de vários entes, e hoje alcançou o objetivo que é justamente eles terem o título de suas áreas, oferecendo segurança jurídica para a população quilombola. Vamos continuar trabalhando, pois temos o compromisso de governar para todos", destacou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, José Maria Tapajós; a secretária de Gestão, Orçamento e Finanças, Josilene Pinto; o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa; o coordenador da Receita Municipal, Roberto Lavor; o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Eugênio Gustavo Guerreiro Hamoy; a promotora de Justiça Agrária do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ione Missae da Silva Nakamura; o presidente da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém, Dileudo Guimarães dos Santos; o presidente da Associação dos Quilombos, José Humberto da Cruz e demais lideranças comunitárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público