Vereador Mano Dadai apresenta Indicação ao Poder Executivo pela efetivação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

O PEC foi criado pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus), médicos podem consultar o histórico médico do cidadão, com acesso a informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas.

 O profissional poderá ainda, checar se a droga que ele pretende recomendar está disponível nas farmácias das UBSs dos bairros. O PEC consegue "conversar" com o PEP –Prontuário Eletrônico do Paciente por meio de redes privadas, e pode ser utilizado em locais com sistema híbrido. Mas os municípios que já utilizam PEP próprio não precisarão migrar para o sistema feito pelo SUS, desde que a solução utilizada já tenha integração com o e-SUS AB. 

O Objetivo do PEC é racionalizar os recursos do SUS e ter um maior controle sobre o que está sendo investido com os repasses públicos. Será também possível mensurar se o público atendido pela UBS foi dimensionado adequadamente e identificar as maiores demandas por tipo de atendimento das unidades.

Benefícios - a medida ajudará a reduzir custos ao evitar, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas inadequadas de medicamentos, além de permitir acesso aos dados de todos os procedimentos que envolvem a atenção básica, como o trabalho das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Consultório na Rua e da Atenção Domiciliar (AD), e os programas como Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde, todos integrados pelo e-SUS.

O que o PEC não abrange: o Prontuário Eletrônico do Cidadão, por sua vez, não permite ao médico ter acesso a protocolos clínicos, como, por exemplo, sobre como agir em caso de dengue; prescrever um plano diagnóstico; visualizar o resultado de exames de imagem diretamente no prontuário eletrônico; nem apresenta recursos personalizados no sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público