Câmara firma parceria com UFOPA para implantação de biblioteca.


“Estamos dando continuidade a um termo de cooperação técnica com a UFOPA, com a digitalização de todo esse acervo da história da Câmara Municipal de Santarém”, destacou o presidente da Casa, durante o encontro com o representante da universidade federal. 

Com 190 anos de existência, a Câmara de Santarém é parte fundamental da história do município, e como se trata de uma instituição onde debates e discussões ficam sempre registrados de alguma forma, sobretudo, em papéis e, há algum tempo, no formato digital, nada mais justo que esse passado construído também a cada dia no presente, fique arquivado e à disposição do público.

É com essa intenção que a Casa de Leis em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará por meio do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA) está implantando uma biblioteca que funcionará nas dependências do Legislativo Municipal.


Para tanto, na manhã desta sexta-feira (08/11), na Sala da Presidência, o presidente Emir Aguiar (PODEMOS), juntamente com o coordenador jurídico da Casa Osmando Figueiredo receberam o professor Gefferson Ramos Rodrigues para a confirmação do projeto. 

O encontro se deu para ajustar detalhes e para a assinatura do primeiro aditivo da parceria, que prevê, dentre quatro cláusulas, a alocação de 10 bolsistas da instituição de ensino a serem pagos pela Câmara. Eles devem ficar em um espaço da Casa com computadores e outros equipamentos específicos para o serviço de recuperação e arquivamento de documentos históricos.    

“É uma parceria fundamental e estratégica para ambas as instituições. É importantíssimo que Santarém venha a ter um arquivo municipal não apenas para agilizar na sua administração, mas também disponibilizar para o público um acervo riquíssimo na realização de pesquisas, além de ter uma biblioteca de referência sobre Santarém”, destacou o coordenador do CDHBA e docente do curso de História ofertado pelo Instituto de Ciências da Educação da UFOPA.
O presidente enalteceu mais uma conquista de sua gestão, que de acordo com ele, conta com a aprovação de todos os demais parlamentares, com destaque à vereadora Maria José Maia (DEM). “Estamos dando continuidade a um termo de cooperação técnica com a UFOPA, com a digitalização de todo esse acervo da história da Câmara Municipal de Santarém”, enfatizou Emir, acrescentando que espera logo concretizar esse sonho de ter, segundo ele, a primeira biblioteca em uma câmara de vereadores do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

Jailson Alves o Ex-prefeito de Mojuí dos Campos é condenado por irregularidades na construção do hospital municipal.

EM PESQUISA REALIZADA PELA DOXA DIVILGADA NESTA SEXTA-FEIRA JOSÉ MARIA TAPAJÓS VEM EM UMA CRESCENTE E JK SE MANTÉM NA LIDERANÇA NA CORRIDA ELEITORAL DE SANTARÉM