21º Festival do Açaí movimentará renda de Santa Luzia neste fim de semana.


Açaí da comunidade é de alto padrão higiênico. Foto: Mauro Nayan.A comunidade de Santa Luzia no Eixo Forte, realizará no sábado (2) e no domingo (3), o 21º Festival do Açaí. A festa faz parte do calendário cultural de Santarém e deverá reunir cerca de 5 mil pessoas nos dois dias de evento. O Festival é organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Luzia do Eixo Forte (AMSLEF) com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), por meio da empresa contratada Consulte e as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc), Turismo (Semtur), além da iniciativa privada.

O evento vai reunir uma programação social e cultural e tem por objetivo comemorar a produção anual do produto, que é destaque em Santarém e na região. O festival atrai visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas e turistas. O litro do açaí será no valor de R$ 15,00.

No festival será oferecido o fruto natural e diversos pratos, vinhos, pudim, licor, doces, bolos e salgados tendo o açaí como matéria prima, além de outras gastronomias sendo, galinha caipira e pato no tucupi. A programação contará ainda com shows culturais e sociais, como: Serestão do Tadeu Pinho, Banda Sabor Açaí, Cézar Brasil, Banda Free lance e Carlos Couto.

Atualmente a comunidade Santa Luzia possui uma micro indústria de açaí. Vale ressaltar que o mesmo é confiável e considerado de alto padrão de qualidade higiênica, o que valoriza ainda mais o produto. É produzido por meio de máquinas sem o contato manual dos comunitários.

Açaí

O Açaí é típico da culinária paraense e é rico em proteínas, fibras, lipídios e vitaminas C, B1 e B2. Conhecido também por ser o segundo maior antioxidante existente e que possui boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

Como chegar

A Comunidade Santa Luzia fica no km 13 às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-467), região do Eixo Forte. No pequeno vilarejo vivem cerca de 28 famílias.

Programação

02/11 (sábado)

19h30 - Abertura oficial com pronunciamento das autoridades presentes e Leitura do histórico da comunidade;
20h - Apresentação da Banda do 8º BEC;
21h - Apresentação de Zumba, Carímbó do Cucurunã e desfile da Rainha 2019;
21h30 - Seresta com música ao Vivo (Tadeu Santarém)

03/11 (domingo)

9h - Música ambiente e venda de diversas iguarias regionais;
12h - Música ao vivo e venda de almoço (Galinha Caipira);
12h30 - Música ao vivo (Banda sabor Açaí e Cesar Brasil);
16h - Bingão do Festival do Açaí;
17h - Festa do açaí com atrações regionais (Banda Free lance e Carlos Couto);
20h - Encerramento;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público