Operação combate fraudes na Controladoria Geral da União no Pará.

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal realiza nesta segunda-feira (27) a Operação Controle Institucional, de combate a fraudes no órgão. Cerca de 20 policiais federais e seis auditores da CGU cumprem três mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor, nas cidades de Belém e Abaetetuba. A Justiça também determinou o afastamento da função pública dos dois servidores da CGU.
O objetivo da operação é desarticular um grupo que atuava em municípios fiscalizados pela CGU, oferecendo intermediação indevida e auxílio na defesa a ser apresentada ao órgão de controle em troca de vantagens financeiras. De acordo com a CGU, os alvos da operação são dois servidores que se aproveitavam do cargo para obter informações privilegiadas.
As investigações tiveram início no último mês de julho, a partir de denúncia encaminhada à CGU durante fiscalização na cidade de Itaituba realizada por ocasião do 4º ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos.
Diante das irregularidades, a CGU iniciou apurações internas e acionou a PF para a investigação conjunta. Os trabalhos consistiram no monitoramento dos acessos aos arquivos de trabalho do órgão e a quebra de sigilo telefônico dos supostos envolvidos. Também é alvo da operação ex-vice-prefeito de Abaetetuba que tinha a função de fazer o primeiro contato com os gestores municipais, apresentando os servidores do órgão de controle.
Em nota, a CGU informou que participou ativamente das investigações e que lamenta o envolvimento de servidores da carreira de Finanças e Controle nas irregularidades investigadas pela operação. O órgão ressaltou que os dois servidores nunca exerceram cargos de coordenação e direção na CGU, não tendo, portanto, competência de supervisão e revisão de relatórios de auditoria e fiscalização em municípios.

Fonte; G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público