Jovens Belterrense criam "vaquinha virtual" para fazer escolinha de futebol feminino
Railane, Iana, Sarah e Angélica são as criadoras do projeto "Escolinha de Futebol Feminino da Floresta Nacional do Tapajós", em Belterra (Foto: Dominique Cavaleiro/GloboEsporte.com) |
Esse é o drama da Sarah, Railane, Iana e Angélica que são impedidas pelos meninos de usarem o único campo da comunidade para jogar futebol. Pensando em mudar esta realidade, as amigas tiveram a ousada ideia de construir uma escolinha de futebol feminino no meio da Floresta Nacional do Tapajós, onde moram, e estão arrecadando doações para colocar “a mão na massa”.
- É importante ter a escolinha de futebol feminino para atender não somente à nossa comunidade, como de outros lugares. Nos sentimos excluídas, pois não temos espaço para jogar e os meninos expulsam a gente do campo. Quando a gente quer jogar, as meninas precisam ir bem cedo, pois quando os garotos chegam eles tomam conta do campo e nos expulsam. Eles dizem que nós temos que sair, pois lá a gente não tem vez nem voz. Já chegamos até a discutir, “bater boca” mesmo – contou Iana.
- Eles dizem que o campo é deles e que o nosso lugar não é lá, que lugar de mulher é na cozinha e não jogando futebol – completou Angélica.
Na comunidade só tem um campo para prática de esportes (Foto: Movimento Jovem de Prainha/Divulgação) |
> Projeto incentiva empreendedorismo com uso de tecnologias em Santarém
Para colocar em prática o projeto, as estudantes fizeram uma verdadeira força-tarefa. O primeiro passo foi convocar o presidente da comunidade e apresentar a ideia, que cedeu o espaço para a construção do espaço. Para ministrar as aulas para as garotas que serão atendidas na escolinha de futebol, educadores físicos da própria comunidade também já foram convocados. O próximo passo é arrecadar R$ 3.582,00 para o pontapé inicial.
- O presidente da comunidade liberou o espaço, então vamos fazer o campo, cercar e melhorar a estrutura para receber as meninas que quiserem participar da escolinha de futebol. Os professores de educação física são da nossa comunidade e eles já se colocaram à disposição tanto para ministrar as aulas teóricas, quanto as práticas. Fizemos um levantamento e identificamos 41 meninas interessadas em fazer parte da escolinha – disse Sarah Ester.
Além do espaço físico composto por campo de futebol e vestiários, a escolinha de futebol feminino terá todos os equipamentos de um time grande. Bolas, uniformes e todo material necessário para a prática do esporte para meninas da região.
Comunidade de Prainha fica localizada em Belterra, na Floresta Nacional do Tapajós (Foto: Movimento Jovem de Prainha/Divulgação) |
Banhada por lindas praias e cercada pela exuberante Floresta Nacional do Tapajós, a Comunidade de Prainha é localizada no município de Belterra. As atividades esportivas são realizadas no único campo do local. As amigas e mais 54 famílias residem em Prainha e para chegarem à Santarém, elas enfrentam 5h de ônibus, ou 10h de barco.
Qualquer pessoa interessada em ajudar o projeto pode fazer uma doação de qualquer valor (colabore aqui). Dia 26 de novembro as jovens apresentarão a ideia para empresários de Santarém que quiserem ajudar na criação da escolinha de futebol feminino.
Fonte; G1 Santarém
Comentários
Postar um comentário