Enquanto a Oposição Perseguia Dilma Serrão Trabalhava


O governo – Juntos Queremos Mais – através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, implantou na rede municipal de ensino, o projeto um computador por aluno.

 É um projeto digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologia que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas. (proposta de avaliação UCA, 2010).

O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento de Educação – PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO. O Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de praticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.

O programa Um Computador por Aluno, da SEED/MEC através da SEMED Belterra, recém-iniciado na rede pública municipal, está sendo caracterizado como Piloto, com duração mínima de 06 meses em 2016 e 01 ano em 2017, do qual participam seis escolas com um máximo de 100 alunos, selecionados em área rural da BR 163 e Tapajós, respectivamente nos polos de abrangência do sistema municipal Vitalina Mota – BR 163, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Maguari e Santa Terezinha – Piquiatuba, que receberão laptops educacionais para uso dos alunos e professores. O projeto piloto foi planejado para ter esta duração em função do conhecimento que já se têm de que mudanças e inovações na escola são processos longos, complexos e que necessitam de acompanhamento continuado. O período de 01 ano e 06 meses foi considerado o tempo mínimo para que os educadores se capacitem para operar pedagogicamente com os recursos digitais. Formar educadores de comunidades escolares com contextos sociais, infraestrutura física, projetos político-pedagógico e níveis de preparação profissional diferenciado resultam num conjunto que pode refletir as diversidades das comunidades das duas zonas rurais do município, uma em torna da Br 163 e outra as margens do rio Tapajós.

A seleção das escolas do Projeto UCA foi realizada a partir de dois requisitos essências estabelecida pela SEED/MEC: infraestrutura capaz de dar suporte ao laptop educacional e o compromisso dos gestores e professores em se capacitarem para dinamizar os vários processos desta fase do projeto. A indicação das escolas foi atribuída aos gestores (no caso das redes municipal) e ao conselho gestor da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação –UNDIME (no caso de representantes das redes municipais).
ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DO LAPTOP
• A escola deverá desenvolver um blogger para registrar o andamento do projeto;
• O blogger deverá ser administrado pelo coordenador pedagógico e gestor em parceria com os professores e alunos;
• O trabalho com os computadores devem está voltados às concepções teóricas e práticas do currículo escolar;
• Quando em situações de uso as salas deverão ser equipadas com Datashow projetando as imagens na lousa;
• O/A professor/a permanece no centro do processo, orientando o grupo sobre sites a entrarem, sobre o que deve ser pesquisado e as tarefas a serem cumpridas.

ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO UCA
1. EMEI ANTÔNIO NUNES
Quantidade: 20 máquinas
São Francisco da Volta Grande – Br 163 – Polo Frei Osmundo
2. EMEF NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Quantidade: 20 máquinas
Nova Aliança – BR 163 km 43 – Polo Vitalina Mota
3. EMEF NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Quantidade: 10 máquinas
Nova Aliança - BR 163 km 46 – Polo Vitalina Mota
4. EMEF NOSSA SENHORA DO CARMO
Quantidade: 20 máquinas
Comunidade da Revolta – Polo Nossa Sra do Perpétuo Socorro – Maguari
5. EMEF NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
QUANTIDADE: 10 máquinas
Comunidade de maguari – Polo Nossa Sra do Perpétuo Socorro – Maguari
6. EMEF SÃO PEDRO
Quantidade: 20 máquinas
Comunidade de Jaguarari – Polo Santa Terezinha – Piquiatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público