Enquanto a Oposição Perseguia Dilma Serrão Trabalhava


O governo – Juntos Queremos Mais – através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, implantou na rede municipal de ensino, o projeto um computador por aluno.

 É um projeto digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologia que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas. (proposta de avaliação UCA, 2010).

O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento de Educação – PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO. O Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de praticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.

O programa Um Computador por Aluno, da SEED/MEC através da SEMED Belterra, recém-iniciado na rede pública municipal, está sendo caracterizado como Piloto, com duração mínima de 06 meses em 2016 e 01 ano em 2017, do qual participam seis escolas com um máximo de 100 alunos, selecionados em área rural da BR 163 e Tapajós, respectivamente nos polos de abrangência do sistema municipal Vitalina Mota – BR 163, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Maguari e Santa Terezinha – Piquiatuba, que receberão laptops educacionais para uso dos alunos e professores. O projeto piloto foi planejado para ter esta duração em função do conhecimento que já se têm de que mudanças e inovações na escola são processos longos, complexos e que necessitam de acompanhamento continuado. O período de 01 ano e 06 meses foi considerado o tempo mínimo para que os educadores se capacitem para operar pedagogicamente com os recursos digitais. Formar educadores de comunidades escolares com contextos sociais, infraestrutura física, projetos político-pedagógico e níveis de preparação profissional diferenciado resultam num conjunto que pode refletir as diversidades das comunidades das duas zonas rurais do município, uma em torna da Br 163 e outra as margens do rio Tapajós.

A seleção das escolas do Projeto UCA foi realizada a partir de dois requisitos essências estabelecida pela SEED/MEC: infraestrutura capaz de dar suporte ao laptop educacional e o compromisso dos gestores e professores em se capacitarem para dinamizar os vários processos desta fase do projeto. A indicação das escolas foi atribuída aos gestores (no caso das redes municipal) e ao conselho gestor da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação –UNDIME (no caso de representantes das redes municipais).
ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DO LAPTOP
• A escola deverá desenvolver um blogger para registrar o andamento do projeto;
• O blogger deverá ser administrado pelo coordenador pedagógico e gestor em parceria com os professores e alunos;
• O trabalho com os computadores devem está voltados às concepções teóricas e práticas do currículo escolar;
• Quando em situações de uso as salas deverão ser equipadas com Datashow projetando as imagens na lousa;
• O/A professor/a permanece no centro do processo, orientando o grupo sobre sites a entrarem, sobre o que deve ser pesquisado e as tarefas a serem cumpridas.

ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO UCA
1. EMEI ANTÔNIO NUNES
Quantidade: 20 máquinas
São Francisco da Volta Grande – Br 163 – Polo Frei Osmundo
2. EMEF NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Quantidade: 20 máquinas
Nova Aliança – BR 163 km 43 – Polo Vitalina Mota
3. EMEF NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Quantidade: 10 máquinas
Nova Aliança - BR 163 km 46 – Polo Vitalina Mota
4. EMEF NOSSA SENHORA DO CARMO
Quantidade: 20 máquinas
Comunidade da Revolta – Polo Nossa Sra do Perpétuo Socorro – Maguari
5. EMEF NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
QUANTIDADE: 10 máquinas
Comunidade de maguari – Polo Nossa Sra do Perpétuo Socorro – Maguari
6. EMEF SÃO PEDRO
Quantidade: 20 máquinas
Comunidade de Jaguarari – Polo Santa Terezinha – Piquiatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

Jailson Alves o Ex-prefeito de Mojuí dos Campos é condenado por irregularidades na construção do hospital municipal.

EM PESQUISA REALIZADA PELA DOXA DIVILGADA NESTA SEXTA-FEIRA JOSÉ MARIA TAPAJÓS VEM EM UMA CRESCENTE E JK SE MANTÉM NA LIDERANÇA NA CORRIDA ELEITORAL DE SANTARÉM