'Arborizar Santarém': equipes da Semma iniciam preparação do solo para mais uma etapa do programa
Equipes da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciaram nesta semana, a preparação do solo para o plantio de novas mudas. O trabalho, realizado em parceria com as Secretarias de Agricultura e Pesca (Semap) e Ubarnismo e Serviços Públicos (Semurb), faz parte do programa "Arborizar Santarém" e busca promover ambientes verdes no município, transformando a paisagem e o clima do local. Nesta nova etapa, as equipes buscam atender a população que reside no entorno da Avenida Elias Pinto (a nova Moaçara).
O processo para o plantio nessa área foi iniciado no ano de 2022 e agora terá continuidade, após a entrega total da via. Em um primeiro momento, as equipes de arborização realizaram a identificação, marcação e perfuração dos locais. Depois, prepararam o solo com um composto específico, a fim de que ele esteja pronto para receber as mudas.
Nesta fase, a ideia é plantar espécies que representem nossa flora, como: Castanha do Pará, Samaumeiras, Copaíba, Andiroba, Cumaru, Açaizeiro, Bacaba, Buriti e outras, sendo um pedacinho da Amazônia dentro da zona urbana de Santarém.
O plantio de 60 das 300 mudas será realizado nos dias 21 e 24 de março como parte da programação da Semana Municipal da Água e da Árvore, que está sendo desenvolvida pelo Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).
Esse é o primeiro plantio que será realizado, após a aprovação do Plano e do Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana.
“Nós executamos nos anos de 2021 e 2022, mas executamos ainda seguindo o modelo de outras cidades, agora nós temos nosso próprio código de arborização e esse é o momento de nós colocarmos em prática e dar evidência a ele, para que outras pessoas, no futuro, possam por si só desenvolver esse processo de arborização na sua rua, no local próximo a sua residência”, destacou Francileno Rêgo, biólogo da Semma.
Comentários
Postar um comentário