Com apoio da Prefeitura, Santarém é palco da final dos Jogos Indígenas do Baixo Tapajós

A praia em frente ao Centro Cultural João Fona está sendo palco da final da segunda edição dos Jogos Indígenas do Baixo Tapajós (Jibat). O evento, que iniciou ontem, 2, e segue até domingo, 4, é realizado pelo Conselho Indígena Tapajós (Cita) e conta com apoio institucional da Prefeitura de Santarém. Os jogos reúnem 13 povos de 18 territórios dos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra. 

Os jogos acontecem a cada dois anos, em três etapas eliminatórias. Neste ano, as duas primeiras etapas ocorreram em aldeias localizadas às margens dos rios Tapajós e Arapiuns; a terceira ocorreu em Alter do Chão, que contou com a participação de atletas das aldeias do Eixo Forte, Planalto e Belterra. 

Jovens e adultos jogarão as finais.

"Os Jogos Indígenas surgiram em 2015 com uma proposta de integração entre alunos do ensino médio. Eles cresceram e hoje fazem parte do calendário esportivo e cultural de Santarém, mobilizando centenas jovens. Por isso é com muito orgulho que apoiamos essa competição, porque sabemos a importância da prática do esporte para jovens e adultos que moram nas aldeias indígenas espalhadas em nosso município e, também, municípios vizinhos", ressalta o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Ezequiel Aquino.

Esporte e cultura dos povos indígenas em destaque

Segundo a organização do evento, além da inclusão que o esporte proporciona, os Jogos proporcionam geração de renda, através da confecção de uniformes, pinturas corporais e o artesanato, vendido em feirinhas que acompanham o evento. 

Programação

Sexta-feira (02/12)
19h - Abertura 

Sábado (03/12)
16h - Início das competições
Lança 
Corrida de velocidade 
Corrida com tora
Envira de guerra (semifinal)
Futebol (semifinal)

Noite Cultural - 21h

Domingo - 04/12
07h
Corrida de resistência 
Natação 
Canoagem

16h
Futebol (finais)

18h 
Arco e flexa
Envira de guerra (final)
Peconha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende principal suspeito do triplo homicídio que ocorreu em Santarém

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Prefeitura de Santarém lança edital de concurso público